App Review: Guia Eisenbahn

Em uma ação inovadora, e de muito bom gosto vale dizer, foi lançado, no dia 17 de maio, o aplicativo Guia Eisenbahn.

Já naquela manhã rolava um buzz nas redes sociais por conta desta ação. Alguns blogueiros receberam em suas casas uma caixa que simulava um iPhone. Dentro havia uma lupazinha e um guia introdutório ao aplicativo.

O aplicativo abrange todos os aspectos envolvidos na cerveja: historia, estilos, copos, degustação e harmonizações.

Recheado de vídeos, que contam com a participação do meu professor Leonardo Botto, o app é realmente um guia da boa cerveja, disponibilizando um guia de estilos dividos entre as três "famílias": Lager, Ale e Espontanea. Dentro de cada aba, encontra-se os estilos, subestilos, suas características, historia e exemplos comerciais.

O especialista e fundador da Eisenbahn ensina o básico sobre harmonizações de cervejas e comidas, e diferentemente de outros apps, a seção de harmonizações traz sugestões a partir de cervejas, além de sugestões a partir de comidas.

Para mim este é o maior diferencial do aplicativo. Para se ter uma ideia, em outro app bastante famoso, o BeerCloud, e que tem uma seção de harmonizações (sommelier), só é possível consultar as harmonizações a partir dos pratos.

 

Mas, no fim do dia, se trata de um app da Eisenbahn, então há duas seções inteiras dedicadas à cervejaria: Localização, onde se pode consultar e acrescentar lugares onde tem Eisenbahn; e Eisenbahn, na qual é contada a história desta cervejaria pioneira de Blumenau, através de vídeos com participação de Juliano Mendes e do mestre-cervejeiro Gerhard Beutling.

 

 O app funciona em iPhone, iPad e iPod Touch e pode (e deve) ser baixado na App Store.