Vamos Brindar!!!!

É quase que intuitivo brindarmos a alguma coisa quando sentamos à mesa. Seja para desejar saúde ou para comemorar algum acontecimento, levantamos nossos copos e encostamos nos copos dos amigos e até discursos fazemos. É um gesto que significa a celebração daquele momento.

Mas, nem sempre o ato de brindar teve este mesmo sentido positivo, de celebração!

Na sociedade romana, este tão comum gesto, era na verdade um gesto negativo, que representava a desconfiança e o medo. O medo de ser envenenado!

Então, como prova de que o "amigo" estaria de boa-fé, chocavam os copos uns contra os outros de modo a misturar a bebida de um copo no outro. Se o "amigo" bebesse, era sinal de que as bebidas não estavam evenenadas. Também por isso, na Grécia, as pessoas exclamavam "Saúde" quando brindavam.

Outro aspecto importantíssimos do brinde, que geralmente nos passa desapercebido, é o som feito pelo choque entre os copos ou taças. Para alguns, o som do brinde serve para completar os demais sentidos usados quando bebemos alguma coisa. Ao longo dos séculos e com o avanço da tecnologia, foram sendo produzidos vidros que reproduziam sons especificos, inclusive tons musicais. Daí, o tal "tim-tim".

O terceiro aspecto envolvido aspecto de um brinde é o discurso. Atualmente temos os mais diversos desejos ao propormos um brinde. Mas, existem brindes tradicionais e que veem sendo repetidos ao longo de séculos. Em cada país existe a palavra de ordem tradicional, por exemplo o "Prosit" na Alemanha, "Salud" nos países de lingua espanhola, "Cheers" em inglês, "Slàinte" em gaélico e o "Kampai" que o amigo Salo tanto gosta.

E o tal do "Toast" também em inglês?

Na verdade, era uma prática do mundo do vinho. Quando era oferecido um vinho ruim, de baixa qualidade, se afundava um pedaço de torrada no fundo da taça, toast em inglês, para amenizar o sabor da bebida.

Mas, seja qual for o motivo, sempre olhe nos olhos dos companheiros de mesa ao fazer o brindaço. Pra mim, um sinal de respeito e sinceridade. E se o copo quebrar, também não há problema! É a garantia de que nenhum brinde menos importante será feito com aquele copo!

Então, vamos brindar!!

E aproveitando o brinde feito no post inaugural desta nova fase da Taberna, deixo com vocês um brinde irlandês, meu favorito:

Here's to a long life and a merry one

A quick death and an easy one

A pretty girl and a honest one

A cold beer - and another one!

Saúde!!!!